Um chamado aos multipotenciais: o mundo de hoje é nosso

Em pleno 2019, nossa atual sociedade atingiu um ponto em que já não nos surpreendemos com a velocidade da troca de informações, nem com as infinitas possibilidades de aprendizado nas mais diversas áreas de conhecimento. O que faz realmente a diferença nos dias de hoje é como você lida com isso, e é justamente esse o momento em que nós, multipotenciais, pedimos passagem e assumimos o protagonismo.

É claro que há muito valor em ser um especialista, especialmente se isso lhe traz felicidade. Mas isso não quer dizer que nós, multipontencial, não podemos exercer um papel de destaque no mundo, e a prova disso é uma recente pesquisa realizada por profissionais do Instituto Da Vinci, que afirma: 50% das profissões que existem hoje vão praticamente sumir do mapa até 2025. Isso tem menos a ver com o mercado de trabalho e muito mais a ver com o tipo de pessoas que farão parte dessa mudança – os multipotenciais.

É chegada a era do propósito e de ser exatamente quem você é. É o momento de trabalhar e investir em todas as nossas áreas de interesse — eu disse TODAS — sem se preocupar com os velhos dogmas que levaram gerações de pessoas a
reduzirem seus talentos a apenas uma área, só porque “o mercado de trabalho exige isso, aquilo e blá, blá,bla…”.

Quem foi que disse que precisamos viver de acordo com esse tal mercado de trabalho?

Com nossas múltiplas áreas de interesse, podemos criar nosso próprio mercado de trabalho, empreendendo e levando a sério todas aquelas habilidades que as pessoas “normais” insistem em dizer que não vão nos levar a lugar nenhum. Mas que lugar seria esse a que essas pessoas se referem? Um emprego comum onde acabamos anulando todas as nossas qualidades e inclinações naturais? Não, obrigada.

Nesse contexto, a multipotencialidade pressupõe que temos a capacidade de encontrar conexões improváveis entre nossos interesses — ainda que eles sejam completamente diferentes e aparentemente não relacionáveis entre si. E é justamente por meio dessas conexões improváveis que podemos atingir ideias inovadoras e fora da caixa. Não seria justamente a inovação uma das palavras-chave que regem as relações de trabalho em nossa atual sociedade?

Cada ser multipontencial é capaz de produzir coisas únicas e genuínas, simplesmente por seguir suas próprias vontades e se desenvolver em suas próprias áreas de interesse (TODAS elas, lembra?). Você só precisa mesmo ter
disciplina com o seu tempo: dosar os momentos em que vai investir e realizar cada um dos seus interesses, para que suas atividades não se tornem caóticas.

Para nós, multipotenciais, essa disciplina é não apenas desejável como também fundamental. Saber dividir o foco é um desafio a ser superado, mas as recompensas são incalculáveis.

Chegou a hora de ganhar o mundo! Abrace suas habilidades, invista nos seu interesses e deixe de lado qualquer trabalho ou emprego que possa tirar suas cores e acinzentar sua alma. Como já diz o ditado: “A vida é curta demais para desperdiçar no trabalho errado”. E se você acha que está no trabalho errado, que tal olhar um pouco para dentro de si e descobrir todas essas multipotências que o mundo vai adorar conhecer.

Quer continuar lendo mais e mais sobre sua multipotencialidade? Cadastre-se AQUI e aproveite para receber gratuitamente o seu Guia para Multipotenciais.

Participe também do grupo exclusivo de Multipotenciais pelo Mundo clicando AQUI.

One thought to “Um chamado aos multipotenciais: o mundo de hoje é nosso”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *