Síndrome de Burnout

Síndrome de Burnout e seus efeitos no multipotencial

Nós, multipotenciais, não paramos quietos, né? Novos interesses, novos projetos, novas ideias, tudo pipocando ao mesmo tempo dentro de nossas cabeças. A vontade que temos é de abraçar o mundo com as pernas e dar vida a tudo isso. Rs… Mas por favor cuidaaaaado: se não tivermos critérios, podemos acabar sofrendo com a Síndrome de Burnout.

“Hein?”

É isso mesmo, a Síndrome de Burnouttambém conhecida como Síndrome do Esgotamento profissional — é um problema emocional causado mais comumente pelo excesso de trabalho. O nome deriva do inglês burn (queimar), e a expressão burnout é algo como “queimar indefinidamente, até o fim”.

Naquela ânsia de querer transformar as paixões em projetos e tentar ganhar dinheiro com elas, algumas pessoas acabam se impondo uma pressão desnecessária e não descansam até conseguirem, ou, pior ainda, são exageradamente perfeccionistas e só concluem algo quando julgam ter atingido a perfeição. O problema é que essa perfeição nunca vem e, assim, a satisfação também não.

Queimando, queimando, queimando…

É verdade que a Síndrome de Burnout é um distúrbio psicológico. Mas ela também se manifesta muito claramente em nosso corpo. Eis alguns dos sinais:

  • Insônia;
  • Fadiga;
  • Negatividade constante;
  • Insegurança e sentimentos de fracasso;
  • Sensação de desesperança e derrota;
  • Isolamento, etc.

Dá para citar muitos outros, mas o importante aqui é perceber como essa pressão toda que a gente se coloca na gente pode gerar efeitos e como ela pode nos deixar ainda mais longe de atingir a satisfação com nossos projetos.

Como evitar a Síndrome de Burnout?

É difícil perceber se as frustrações que temos em nossos projetos trata-se apenas de um percalço ou um claro sinal da Síndrome de Burnout. Para ajudar a esclarecer, é necessário desenvolver uma habilidade indispensável, especialmente para os multipotenciais: inteligência emocional.

Ter capacidade de reconhecer e avaliar os seus próprios sentimento se tona necessário para, cada vez mais, podermos aceitar que temos limites e que está tudo bem falhar no meio do caminho sem que isso se torne um martírio. E essa inteligência emocional surge a partir de exercícios de auto-conhecimento – participe do Desafio da Multipotencialdade.

Aqui vão algumas práticas recomendadas:

  • Tentar alguma atividade fora da sua rotina;
  • Desenvolver vários objetivos menores dentro de uma mesma tarefa (isso é muito útil pra exercitar a noção de progresso que temos sobre nossas atividades);
  • Tirar um tempo para relaxar e cuidar de você mesmo;
  • Não hesitar em abandonar um projeto que não traz mais a satisfação que você esperava.

Se ainda assim você achar que a sensação de estafa e esgotamento mental persistem, busque ajuda profissional para um diagnóstico preciso: a Síndrome de Burnout é uma condição clínica e requer ajuda especializada.

Nossa multipotencialidade, em lugar de nos trazer problemas, deve nos ajudar a ter satisfação, felicidade e leveza. Você é um ser humano especial demais para ficar triste com suas próprias habilidades e encantos.

Siga suas paixões e ame seus projetos, mas não deixe que eles consumam sua alegria. Tudo que você quer realizar só vai ser possível se puder sentir e viver toda a leveza de ser exatamente quem você é.

Espero que eu tenha conseguido abrir seus olhos pra tudo isso.

Me conta nos comentários se fez sentido pra você.

Beijos, Carol

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *