Modelo de trabalho multipotencial: descubra o seu

Você já se perguntou que modelo de trabalho seria melhor para você sendo você um multipotencial? Muitas pessoas acham que empreender é o único caminho pra nós – seres curiosos e inquietos. De fato empreender é sim um caminho viável mas, no artigo de hoje, eu vou te mostrar que, além desse caminho, outros podem combinar exatamente com o seu jeito múltiplo de ser.

A verdade é que se você me perguntar qual é a carreira ideal para um multipotencial, a resposta será sincera: não existem regras. Mas calma! Isso não quer dizer que você nunca vai encontrar um trabalho ou atividade que te faça feliz, muito pelo contrário.

A autora canadense Emilie Wapnick – que ficou muito conhecida a partir do seu TED – Porque alguns não tem uma vocação específica – classifica as nossas possibilidades como “Os quatro modelos de trabalho multipotencial” (em tradução livre). E são eles:

Modelo de Trabalho de Multipotencial
Modelo de Trabalho Multipotencial

Modelo de trabalho “Abraço Grupal”

Ideal para pessoas que possuem em sua personalidade senso de contribuição, que gostam de conduzir projetos multidisciplinares e que sentem a necessidade de unir paixões e interesses de forma lógica, o modelo de trabalho chamado pela Emilie de “Abraço Grupal” consiste em ter um emprego com propósito que seja genérico o suficiente para que o multipotencial possa variar suas atividades ao logo do tempo ou um negócio que o permita assumir várias funções diferentes.

  • Elas querem que o negócio ou emprego seja algo o mais próximo possível do que elas realmente acreditam e são;
  • São apaixonadas por projetos ou trabalho onde podem se envolver em áreas diferentes;
  • Ficam desgastadas quando participam de muitos projetos que não têm conexões entre si.

Modelo “Colcha de Retalho”

Atualmente denominados geração slash – aqueles que têm dois ou mais trabalhos diferentes ao mesmo tempo – esse modelo de trabalho, de acordo com a autora, é ideal para pessoas que gostam de variedade mas alternam suas área de atuação trabalhando parcialmente em áreas diferentes. Esse modelo consiste em ter mais de 1 emprego ou negócio (retalho 1, 2, 3…) que na sua totalidade representam suas paixões.

  • Valorizam muito mais a liberdade e a flexibilidade do que a estabilidade;
  • Gostam de alternar suas atividades entre áreas que não estão necessariamente relacionadas;
  • Não estão preocupados em combinar suas habilidades em um único projeto, ainda que também sejam capazes de fazê-lo;

Modelo de trabalho “Einstein”

Este é o modelo de trabalho das pessoas que têm um emprego – chato – em horário integral, estão OK com isso, no entanto, também têm tempo de perseguir suas paixões como projetos paralelos pois recebem uma remuneração suficiente boa para o seu sustendo e suas experimentações.

  • Encontram seu propósito quando se dedicam às suas paixões pela diversão e alegria que isso traz a elas;
  • Buscam coisas que geralmente não estão relacionadas a grandes ganhos materiais, como um grande salário, por exemplo;
  • Preferem a estabilidade do que a flexibilidade.

Modelo “Fênix”

Para quase finalizar, esse modelo de trabalho é ideal para aqueles multipotenciais que trabalham no mesmo ramo durante anos, ficam obcecados por um assunto por um longo tempo, mergulham em tal assunto até onde precisam, mas depois de um tempo, por inúmeras razões, decidem mudar de uma área para outra completamente diferente da que estavam acostumados e “renascem das cinzas”.

  • Conseguem manter interesse mais prolongado pelas coisas;
  • Gostam de se aprofundar mais em algo, o que geralmente acaba confundindo-os com especialistas;
  • Acham que é preciso dar tempo ao tempo antes de planejarem mudanças drásticas.

Como você pode perceber empreender é sim um delicioso caminho pra nós que somos series plurais, mas tem modelo de trabalho para todos os gostos e valores de vida.

Como eu sempre digo, mais importante do que se encaixar em regras é conseguir, a partir do autoconhecimento, entender o modelo de trabalho multipotencial que melhor combina com o seu jeito de ser. É desse jeito que você pode concentrar suas energias em algo que você já sabe que tem mais chances de combinar com você.

Olhe pra dentro e faça uma retrospectiva de todos os trabalhos e atividades que você desenvolveu durante sua carreira. Tente resgatar os momentos que mais trouxeram satisfação.

Não encare essa reflexão como uma solução pronta, mas sim, como mais um passo em direção a sua construção. Você está pronto pra dar esse passo?

Gostou desse artigo? Me conta nos comentários qual é o seu modelo?

Quer receber conteúdos diários sobre multipotencialidade? AQUI está o nosso instagram e AQUI está o link de acesso ao Canal do Telegram.

Beijos, Carol

Veja também: 25 sinais de que você é um multipotencial

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *