Medo de perder oportunidades? Você pode estar sofrendo de FOMO

Você já ouviu falar sobre a Síndrome?

Imagine a cena: Você está aí com seu celular, deslizando a tela por diferentes redes sociais e, entre cães e gatos fofinhos, você vê pessoas sorridentes, felizes e aparentemente bem sucedidas. Não à toa, você sente um certo vazio quando deixa o celular de lado e se pergunta por que sua vida não é tão feliz quanto as vidas daquelas pessoas. Esse sentimento tem nome: FOMO.

Fear of Missing Out (medo de perder oportunidades) é um mal que normalmente assola jovens e adultos entre 18 e 34 anos, mas também pode ocorrer em outras faixas etárias. Basicamente, comparamos nossas vidas e escolhas com as de outras pessoas e tendemos a achar que estamos errados.

O FOMO, é claro, gera uma cadeia de ansiedade onde passamos a acreditar que fizemos as escolhas erradas, que estamos perdendo o melhor da vida, que estamos fora dos melhores eventos e longe do convívio das pessoas mais felizes.

Como a Síndrome de FOMO atinge os Multipotenciais

Para nós, multipotenciais, outro sentimento ainda é mais comum: o medo de estar perdendo um aprendizado interessante ou uma informação que pudesse ser útil para sua vida profissional ou pessoal. Esse sentimento ou sensação pode causar, além de todos os problemas citados, uma maior dificuldade de concentração e foco nos projetos mais sólidos que temos e consequentemente a maior frustração.

A eterna sensação de que “o outro é melhor” ou de que “está todo mundo conseguindo” pode nos colocar num círculo vicioso de experimentar e desistir só porque achamos que estamos fazendo errado ou pior que os outros.

Como evitar essa armadilha

Nós, mais do que qualquer outra pessoa, devemos ter atenção redobrada a isso.

Devemos buscar saber exatamente o que é sucesso significa para a gente e que tipo sucesso estamos buscando para nossa vida a ponto de não precisarmos comparar nossos resultados e nossa vida com os resultados e com a vida dos outros, e eliminar qualquer coisa que nos cause sensação de diminuição perante a vida.

Receita de Detox Multipotencial

Fomo - Fear of missing out
Fear Of Missing Out – Síndrome de Fomo

Há sintomas que podem ajudar a detectar se você está realmente sofrendo desse mal:

  • Necessidade de atualizar redes sociais o tempo todo

O medo de não estar inteiramente informado sobre os acontecimentos nas redes sociais faz com que o usuário queira a todo momento atualizar o feed em busca das mais recentes novidades;

  • Consultas ao celular em momentos impróprios

Se você está dirigindo ou andando de bicicleta, por exemplo, deveria ser óbvio que essas atividades não devem ser feitas ao mesmo tempo em que se está olhando o celular. Fique atento ao seu redor: não há nada melhor que a vida real.

Fique atento ao seu redor: não há nada melhor que a vida real.

  • Mau-humor, solidão, stress e tédio

A vida nas redes sociais parece tão feliz e perfeita que você passa a ter dificuldades em enxergar a beleza da vida real. Mesmo na presença física de amigos, você acaba sempre dedicando mais tempo à sua vida virtual.

Como saber se a ajuda profissional é necessária

Não hesite em buscar ajuda de um especialista se achar que você tem algum desses sintomas em proporções anormais. Os celulares já são tão comuns e disponíveis que às vezes é difícil imaginar nossa vida sem eles. É por isso que não devemos naturalizar tanto o seu uso.

Procure se conhecer: conheça suas limitações, mas seja confiante de suas habilidades. O que quer que você faça, não deixe ser diminuído pela sensação causada por uma foto bonita com pessoas sorridentes. Elas estão felizes, é claro. Mas isso não significa que você também não possa ser tão ou mais feliz que elas.

Quer receber mais conteúdos como esse em primeira mão? Faça parte do meu canal no telegram clicando AQUI.

Siga também o nosso instagram do Exército Multipotencial clicando AQUI e fique por dento do conteúdo diário que eu compartilho.

Beijos, Carol

Veja também: Geração slash: quem são os novos donos das dinâmicas de trabalho?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *