5 atitudes para ser criativo agora

Se você pensa que não é criativo eu vou te dizer o que eu penso. Eu penso que você não está precisando criar. Isso mesmo. Você não está tendo a necessidade. Por que criatividade não é um dom, não é sorte, nem é vocação, criatividade é a habilidade de transformar ideias em realidade na busca por uma solução, e como qualquer habilidade, a criatividade tem que ser praticada.

Ser criativo envolve o processo de pensar e o processo de produzir.

É a capacidade de perceber o mundo de novas maneiras e gerar soluções.

Ser criativo é criar.

Se você tem uma ideia mas não faz nada para transforma-la em realidade, você simplesmente não cria.

Se você pensa no que poder fazer mas nem sequer tenta, você também não cria.

Se você repete pra si mesmo que não é criativo, você não está nem se dando ao trabalho de pensar, de refletir e de inventar, então você realmente não vai criar.

Se você tem ideias e não está criativo, você é apenas imaginativo.

Se você tenta criar, entra em ação e algo é produzido, por mais que não te satisfaça você foi criativo, você criou, e a prática pode leva-lo a sua satisfação.

Eu posso apostar que se você estivesse com muita fome e sem 1 real no bolso, pegaria todos os restos de comida na geladeira e daria um jeito de inventar algo pra comer, ou ligaria pra um amigo, ou pediria dinheiro emprestado ao porteiro, você mataria a sua fome. Ou se precisasse dar uma boa desculpa no trabalho pra não perder o emprego, iria ter uma história perfeita na ponta da língua pra contar e proteger aquilo que você tanto precisa.

Se não fosse a criatividade certamente ainda estaríamos morando em cavernas, mas a necessidade fez o homem pensar e criar soluções.

Fato é que, quando há necessidade, você sabe exatamente o que fazer e se não souber inventa. Quando você precisa, você dá um jeito de achar uma solução. Você cria.

Quando eu digo que sou criativa, eu estou criando. Criando pensamentos, reflexões, convicções sobre o fato deu conseguir criar. Criatividade é um exercício diário que devemos fazer com o propósito de acharmos respostas para as mais diversas situações.

Abaixo 5 atitudes que você pode, propositadamente, tomar para se exercitar a sua criatividade a partir de agora:

Faça associações – Estabeleça conexões entre um problema e uma solução. Comece a pensar em situações que precisam ser resolvidas e crie soluções.

Se sua casa não tivesse mesa e cadeiras, onde você comeria todos os dias?

Questione-se –  Invente perguntas pra você mesmo, sobre os mais variados temas, e responda todas elas da melhor forma possível.

Porque o céu é azul?

Observe – Passe a observar o mundo a sua volta. Quando eu falo observar não é simplesmente olhar o mundo com os pensamentos vagos. Pare pra ver as cores, os formatos, os motivos, os tamanhos, as quantidades.

Observe o cachorro que anda na rua, veja pra que lado ele vai, o que ele procura, quem ele assusta…

Conheça novos pontos de vista – Conhecer pontos de vista diferentes nos traz ideias e perspectivas que talvez nunca passasse pela nossa cabeça.

Pergunte ao porteiro sobre a segurança do bairro.

Experimente –   Tente fazer coisas que nunca fez.

Escreva um poema, componha uma musica, pinte um quadro, desenhe numa folha de papel ou simplesmente cante.

A criatividade é uma prática e eu aposto que se você adotar essas 5 atitudes você irá desenvolver não só uma nova visão, como também estará exercitando o seu poder de pensar e criar soluções.

Seja criativo!

Queijo, Carol!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *